terça-feira, 11 de novembro de 2014

Do Amor e Outros Demônios


A história de uma menina que morreu de amor.


´´Quando paro para contemplar  meu estado e ver os passos por onde me trouxeste Eu acabarei, pois me entreguei sem arte a quem me saberá perder e acabar´´



Olá, pessoal. Quanto tempo!

Pois é, demorei, mas estou de volta a falar para o cosmos. Fazia tempo já que eu estava para publicar este post, mas as obrigações e a preguiça do tempo livre foram mais fortes. Na intermitência de hoje, falaremos de leitura.

Um dos meus escritores favoritíssimos é Gabriel García Márquez, colombiano Nobel de Literatura (1982), que infelizmente nos deixou este ano. Meu livro favorito dele, na verdade, é o ultra clássico Cem Anos de Solidão, mas resolvi falar dele futuramente. Trago aqui hoje uma sugestão de leitura não menos interessante, de um obra encantadora, intrigante e recheada daquela atmosfera fascinante tão característica do autor - Do Amor e Outros Demônios.

Para quem não sabe, García Márquez é o nome mais popular quando se fala de Realismo Mágico, gênero que foi o boom da literatura latino-americana na segunda metade do século passado, onde o absurdo e o real compõem o mesmo cenário, e cuja tamanha naturalidade faz os leitores até se esquecerem de quão absurdas e/ou bizarras certas situações lidas podem ser.

Exímio contador de histórias, Márquez presenteou o mundo com obras enraizadas nas influências que recebera desde menino, quando ouvia causos e mais causos que tanto caracterizam a cultura latino-americana, onde a vida cotidiana se encontra mesclada ao supersticioso, ao religioso, ao político e muito mais. O que caracteriza e tanto me encanta na obra de Márquez é o apego ao passado épico e fantasmagórico de seu país, além da fluidez agradabilíssima na rica escrita que transforma a mais ordinária das histórias em algo extremamente interessante. 

Mas vamos ao livro de hoje. Do Amor e Outros Demônios foi lançado em 1994. A inspiração para escrevê-lo surgiu em 1949 quando o autor (que era repórter) foi encarregado de uma reportagem em Cartagena, na qual cobria a remoção das criptas do convento de Santa Clara. Márquez se deparou com uma cripta onde se encontrava um caixão com os ossos de uma criança, e uma vasta cabeleira ruiva:

´´No terceiro nicho do altar-mor, do lado do Evangelho, é que estava a notícia. A lápide saltou em pedaços ao primeiro golpe da picareta, e uma cabeleira viva, cor de cobre intensa, se espalhou para fora da cripta. O mestre-de-obras retirá-la inteira, com a ajuda de seus operários, e quanto mais a puxavam, mais comprida e abundante parecia, até que saíram os últimos fios, ainda presos a um crânio de menina. No nicho ficaram apenas uns ossinhos miúdos e dispersos, e na pedra carcomida pelo salitre só se lia um nome, sem sobrenomes. Sierva María de Todos los Ángeles. Estendida no chão, a cabeleira esplêndida media vinte e dois metros e onze centímetros´´.

´´O mestre-de-obras me explicou sem espanto que o cabelo humano crescia um centímetro por mês até depois da morte, e vinte e dois metros lhe pareciam uma boa média para duzentos anos. Já a mim não pareceu tão trivial porque minha avó me contava em menino a lenda de uma marquesinha de doze anos cuja cabeleira se arrastava como a cauda de um vestido de noiva, que morreu de raiva causada pela mordida de um cachorro, e que era venerada no Caribe por seus muitos milagres. A ideia de que aquele túmulo pudesse ser dela foi a minha notícia do dia, e a origem deste livro´´.

O livro tem como protagonista a menina Sierva María de Todos los Ángeles, uma marquesa de 12 anos que viveu no século XVIII. Ignorada pelos pais, cresceu entre os escravos, absorvendo e adquirindo gosto por sua cultura. É uma menina de personalidade intensa, de modos arredios e de poucas palavras, dona de diáfanos olhos azuis.

Sierva María de Todos los Ángeles, ilustração de Alex Tadena.
Gosto especialmente dessa imagem porque ela ilustra perfeitamente
 a visualização que tive da personagem ao ler o livro <3

O fato de a menina ser mordida por um cão contaminado pela raiva resulta no desenrolar de uma história recheada de misticismo, sortilégios e exorcismos, num lugar oprimido pela rigidez do Santo Ofício e pelas convenções sociais, e cuja narrativa não segue em linha reta, sendo constantemente desviada num vai e vem de personagens e eventos paralelos, mas não menos importantes. O amor é o elemento principal da história, e as circunstâncias em que ele surge nos fazem compreender muito bem o porquê do título deste belo livro. 

A narrativa nos faz pensar também no que as pessoas são capazes de fazer em nome de religião e ideologias, desprezando e calcando todos aqueles que por ventura se desviem dos caminhos do bem.

Outra característica que eu simplesmente amo nas obras de Gabriel García Márquez é a constante presença da SOLIDÃO, desolada e absoluta. Pequenos detalhes como este mostram a beleza poética que enriquece esta obra e tantas outras:

´´Levantou-se sem pressa, tornou a pôr a cadeira no lugar, e foi embora por onde tinha vindo, sem se despedir e sem uma luz. A única coisa que se encontrou dele, dois verões mais tarde, numa estrada sem rumo, foi a ossada carcomida pelos urubus´´.

(trecho da reta final do livro)

Em 2009, a obra ganhou uma versão para o cinema, dirigida por Hilda Hidalgo. Particularmente, apesar de o filme ter uma bela fotografia e outros detalhes positivos, ele não faz jus ao livro. Uma pessoa que o assista sem antes ter lido a obra pode facilmente tomá-la como enfadonha e dispensável, o que é um absurdo rs. No filme, percebi um apelo aos clichês e uma abordagem (na minha opinião) errônea do erotismo presente na história, apelativa e sem conseguir mostrar a profundidade do sentimento. Isso tudo sem falar na atriz que não tem NADA A VER com as descrições de Sierva no livro: crescida demais para uma menina mirrada de 12 anos, sem os olhos azuis que são fundamentais, e de cabelo escuro demais. Até a cor do cachorro que mordeu a menina é diferente rs

Apesar disso, deixo aqui o trailer para quem se interessar, e o filme completo pode ser encontrado no Youtube:


E é isso, pessoal. Espero que gostem :)

Não quis ficar contando a história porque assim perderia a graça, deixo a curiosidade com vocês. Na minha opinião, super vale a pena dar uma espiada no livro, pois é uma leitura fácil, rápida e agradável. Eu simplesmente amei.

Muito obrigada pela visita ♥

See ya.



Nenhum comentário:

Postar um comentário